sábado, 28 de maio de 2011

RPG de mesa :D :D :D :D :D

Olá! Aqui estou eu de novo, e vim para falar de um dos jogos mais incríveis do mundo(na minha opnião) que é o RPG de mesa, bem antes de começarmos, vamos a uma introdução do que é RPG.
RPG (Role-playing game), se vocês quiserem pesquisar melhor dobre o que é a definição de RPG procurem, por que tipo eu quero chegar logo ao assunto do RPG de mesa. Existem RPG's online que funcionam da seguinte maneira:Você baixa o jogo da internet, cria uma conta, um personagem e lá você jogo junto com outros personagens que também são outras pessoas né, já que é online os melhores RPG's online na minha opinião são: Allods,Perfect World e World of Warcraft se quiserem pesquisem mais ou joguem eles se quiserem. Exitem os RPG's de mesa, que são algo muito mais simples de se jogar, e é sobre o que eu vim falar para vocês, os materiais necessários para você jogar esse tipo de jogo são: dados próprios de RPG, um livro de RPG de mesa, alguns bons amigos(e inteligentes) e se possível uma mesa e cadeiras(mas da pra jogar no chão também), ae você me pergunta: como são os dados próprios para RPG, bom existem vários que vão de 3 a até mesmo 100 lados, você pode comprá-los pela internet, ou as vezes junto com o livro do RPG. E o livro? O livro também se compra pela internet ou em algum sebo e tal. Ta, muitos de vocês devem estar pensando: "puxa, você disse que era uma maneira mais simples e precisa disso tudo".
É aí que eu venho com minha idéia simplificada do RPG, é o seguinte essa maneira que eu disse aí em cima é mais complexa e exige um conhecimento enorme do "mestre" para saber regras e etc...O que é o "mestre"? Calma daqui a pouco eu digo, bem na minha versão de RPG que na verdade eu já jogava assim mas não fui eu que inventei, falo "minha versão" por eu jogao assim mas não fui eu que inventei isso, usa-se: dados(no minimo 3) porém não são dados de RPG, são dados tradicionais, comuns aqueles de seis lados mesmo, qualquer lugar pode ser pra jogar, desde que tenha uma superfície pra jogar os dados e lugar pra sentar de preferência, Bons amigos inteligentes também por que se não o jogo não tem graça, papel, caneta e só!
Agora vamos a explicação, um RPG de mesa funciona da seguinte maneira: Existe uma pessoa(um de seus amigos) que será o "mestre", sua função é contar uma história e comandar o jogo, na história que ele contará, existirá personagens é claro, e esses personagens serão os outros que estão jogando, ou seja que está jogando está dentro da história. É claro que sem dúvida o trabalho do mestre é o mais difícil, por que ele pode ter pensado em uma história e os personagens mudarem ela, vou dar um exemplo agora que vai clarear a mente de quem ainda está confundido:
Mestre:-Então vocês chegaram a uma bifurcação no caminho, á sua frente havia um bosque e dois caminhos que levam a lugares diferentes , atrás a estrada pela qual vocês chegaram até aqui, o que vocês farão?
Nesse momento o mestre pode ter (e de preferencia deve ter) pensado no restante da história, mas no que ele pensou, os jogadores foram pela direita mas na verdade olha o que acontece:
Jogador: Agente vai pela esquerda.
O mestre se fudeu agora ele tem que de improviso ter uma idéia do que fazer, por isso o papel do mestre é o mais dificil por que ele nunca saberá o final da história, quem fará ele na verdade serão os jogadores.
Entenderam? Ou seja um RPG de mesa é um jogo no qual você se reúne com amigos e um deles conta uma história, enquanto os outros interagem dentro dela sendo os personagens.
O legal são as batalhas, mas antes de começar um RPG, o mestre já tem que ter uma idéia de história na cabeça, por exemplo um RPG pode ser jogado com uma história de terror,romance, fantasia, qualquer história, vou dar exemplo de um RPG de fantasia para vocês entenderem melhor e para que futuramente se quiserem jogar. Antes de começar o RPG há algumas coisas que precisam ser feitas, a primeira coisa é escolher quem será quem na história, na minha história vou fazer que eu serei o mestre e meus amigos que serão João,José, e Maria serão os personagens, na minha história que é de fantasia eu escolhi os seguintes personagens: Elfo, Guerreiro, Mago. Aí os meus amigos jogaram os dados, o que tirou o número mais alto que faz de conta que foi o João escolhe qual personagem ele vai querer, ele escolheu o Elfo, depois quem tirou o número mais alto foi a Maria, ela escolheu ser uma guerreira e sobrou o mago para o José. Depois de distribuidos os personagens vem uma das coisas que também é dificil de fazer para o mestre, que são as fichas dos personagens, geralmente o mestre tem que vir com elas anotadas já em um papel e passa-las aos jogadores na hora, para fazer a ficha de um personagem é o seguinte, como o João foi o primeiro vou passar a ficha dele aqui, as fichas devem ser anotadas por cada jogador em um papel, então eu que sou o mestre começei dizendo a ficha do João.
A ficha deve conter os seguintes dados:
Nome:(aqui o jogador irá escolher um nome para seu persongem)
Raça:(no caso do João, Elfo)
ST:(força)   DX:(destreza)    IQ:(inteligência)       HT:(pontos de vida)   e  MP:(Mana, mas essa é opcional)
estes pontos aí devem ser muito bem distribuídos por que o personagem dependerá deles para fazer alguma coisa, por isso deve ser distribuído de acordo com a sua raça, por exemplo nesse caso que o João escolheu o Elfo, eu vou dar 11 de ST para ele, por que o elfo não usa muito de força, DX irei dar 14 por que isso o elfo usa, destreza usa-se para acertar flechadas, desviar de golpes etc..., IQ vou dar 14 também por que elfos são criaturas sábias, HT: 13(cuidado na distribuição dos pontos de vida para que não fique muito dificil o jogo), MP não vou dar nada por que esse meu elfo não usará magias.
Depois disso vem o dano que deve ser posto assim na ficha:
Dano:(aqui irá a quantidade de pontos que o personagem irá tirar de seus inimigos em um duelo, no caso do elfo ponharei 1 D+1 que significa um dado mais um, ou seja quando esse elfo em um duelo acertar um inimigo, ele irá jogar o dado, o resultado desse dado somando com mais 1 será a quatidade de pontos de vida que ele tirará do inimigo).
depois vem os Itens: Os itens serão coisas que o mestre irá dar a eles para que possam usar na história, no caso do elfo será: Um arco e 30 flechas, uma espada curta, uma corda de 15 m, um punhal de aço e uma pena(essa última eu ponhei por que foi a unica coisa que veio na minha cabeça) no meio da história o mestre poderá por no caminho dos seus personagens mais itens por exemplo, se eles matam um Orc e vão ver se ele tinha alguma coisa, acham uma espada com ele, se algum dos personagens quiser pegá-la pode, então anotará: Espada nos itens dele em sua ficha, por isso é sempre bom aos jogadores deixarem um espaço em suas fichas.
em seguida vem habilidades: no caso do elfo eu escolhi: corpo a corpo(para que ele lute), tiro(por causa do arco) Visão noturna(ele é um elfo xD) furtividade(para que passe despercebido) natação(nem vo fla pra que serve) e só. Aí acabei a ficha do Elfo e agora vou pra da guerreira, e assim por diante, lembrando que cada raça terá habilidades e pontos diferentes, por exemplo a guerreira usará muito mais força que o elfo, e o mago usará muito mais magia que a guerreira, então a ficha do João ficou assim:
Nome: Edrahir (ele que escolheu)
Raça: Elfo
ST:11  Dx:14   IQ:14  HT:13  Dano: 1D+1
itens:Um arco e 30 flechas, uma espada curta, uma corda de 15 m, um punhal de aço e uma pena.


habilidades:corpo a corpo, tiro,visão noturna,furtividade e natação.
Depois de todos estarem com suas fichas o jogo poderá começar, então o mestre contará a história, vou narrar um duelo para que vocês entendam como funciona, no caminho eles encontraram um orc e tiveram que lutar contra ele, sem ter escolha, os duelos funcionam da seguinte maneira: dependendo da história os personagens podem começar atacando ou o orc, por exemplo, se eles vissem o orc e o orc não os vissem então eles poderiam atacar primeiro, mas na história que eu estava contando o orc viu o Edrahir(João) e atacou ele, aí o que acontece, eu como mestre devo pensar em um dano, um ST e um HT para o orc, vou dar uma resumida aqui para facilitar, pensei que o meu orc tem 15 de ST, 10 de HT  e o dano dele é 1D(um dado) ele atacou o Edrahir com uma espada, ou seja no corpo a corpo, é aí que entra a questão dos pontos, se o meu orc atacou usando corpo a corpo ele precisou usar ST,IQ,ou DX? É claro que ST né e como eu pensei em 15 de st pro meu orc, o que eu vou fazer: Eu pego os 3 dados e jogo, pro orc acertar o Edrahir ele vai ter que tirar 15 ou menos que é o tanto de ST dele, faz de conta que caiu nos dados que eu joguei 3,3 e 2 somando da 8, ou seja é menos que 15(a vá) então o orc acertou o Edrahir, o dano do orc é um dado então eu jogo um dado e vejo o resultado que foi 5, o Edrahir tem 13 de HT que é vida, diminui os 5, ficou com 8 de HT, agora é o turno do Edrahir,e aí o João vai escolhe se ele quer fugir ou combater o orc, faz de conta que ele resolveu ficar e lutar, como ele luta melhor com arco que com espada ele deu uma flechada no orc, mesmo o orc estando perto dele, então o edrahir fará o mesmo processo, sóq ue ao invés de jogar contra força, ele jogará contra destreza para acertar a flechada, faz de conta que ele jogou os dados e deu menos que 14 que é DX dele então ele acertou o orc, aí ele joga o dado como o dano dele é 1D+1, se no dado cair 1 ele somará com o +1 e será 2 o dano dele, assim por diante, até que os pontos de vida do orc que no caso é 10 acabem e o orc morra, ae o jogo prossegue. É muito importante para o mestre que ele não tenha dó, se um personagem morrer, ele está fora do jogo mesmo, não tem como voltar, outra coisa que importantíssima é que o RPG é jogado através de turnos, ou seja no caso, primeiro foi o turno do orc e ele atacou o Edrahir, depois foi o turno do Edrahir e ele atacou o orc, depois seria o turno de mais alguém e assim por diante, só que os turnos tem regras, você não pode fazer 2 ou mais coisas em um turno, a não ser que vc tenha essa hibilidade, por exemplo se eu fosse o Edrahir, e orc tivesse me atacado e eu não estivesse armado, eu não poderia dizer: "Eu saco meu arco e atiro nele". Quando ele disse "eu saco meu acro" acabou o turno dele, foi isso que ele fez, no turno dele ele se armou, só no próximo turno dele ele poderá atirar, agora seria a vez de outro jogador e assim por diante. Outra coisa que é importante é a distância por exemplo se nesse caso o orc estivesse a uns 5 metros dele, eu que sou o mestre não poderia dizer:"o orc correu até vc e te atacou", antes o orc teria que chegar até ele, esse seria o turno do orc, só no próximo ele iria atacar, mas como antes o orc estava perto ele só atacou mesmo.
Uma coisa muito importante, acho que a mais importante do jogo é que o mestre tem toda a autoridade do jogo, ele pode fazer o que quiser e o jogador não pode reclamar, por exemplo naquele caso que o orc estava a 5 metros e eu disse:"o orc correu até vc e te atacou", na verdade eu poderia dizer isso sim, e o João não teria o direito de reclamar por que eu sou o mestre, mas é claro que eu não faria isso por que seria antiético e iria perder a graça da história, mas é importante saber que o mestre tem todo o poder dentro da história.
Assim é o RPG de mesa de uma maneira mais fácil, você pode se divertir jogando horas, até mesmo dias uma história só, há diversos livros que surgiram de RPG's de mesa, é um jogo muito bom por que mexe bastante com o cérebro, acho que eu não esqueci de falar nada, qualquer dúvida deixem um comentário que eu responde, caso eu tenha deixado alguma explicação de lado, valeu pessoal até a próxima.

4 comentários:

  1. pow cara, legal o post... eu sou trocada quase todos os finais de semana por RPG ¬¬ aHUuhaHUAhuaHUHUah pow se tiver mais alguem pra joga estamos ae \o/

    ResponderExcluir
  2. bom saber que tem alguém pra jogar :D, obg pelo elogio do post, Eu tenho certa experiência como mestre e posso garantir uma história legal(nem me achei agora hsuahsuahsh). xD

    ResponderExcluir
  3. caraca dificil achar pessoas q realmente jogan RPG de mesa so meio iniciante, so joguei com amigos q tbm nao saben muito, nunk jogeui com pessoas q realmente saben jogar, adoraria, o post ajudou muito vlw

    ResponderExcluir