quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tolkien também faz rock

Olá Galera, hoje um post feito pelo meu grande amigo e primo Erupoldanër_Ondollo, então vamos lá...

Como o titulo já diz Tolkien também faz rock , bem talvez não diretamente mas influenciando cenários específicos do rock , heavy metal europeu black ,thrash,death metal e ate uma pequena fatia do rock progressivo , como muitos já sabem a banda Marillion retirou seu nome do silmarillion de Tokien, em fly to night os músicos do rush gravaram o single “rivendell”(valfenda em inglês).


Mudando um pouco o rumo do progressivo para o metal vemos que muitas bandas de death, thrash e ate black metal são influenciadas pelas obras tolkienianas apesar de suas letras abordarem temas mais agressivos como satanismo .Exemplo: Isengard na Suécia que retirou o nome da torre de isengard no mundo fantástico da terra-média .


Summoning que baseia suas letras exclusivamente na terra-média .
                                                   

Há também o fato de algumas bandas adotarem nomes de personagens como é o caso da banda burzum onde o vocalista adotou o nome do capitão orc Grishnackh (o qual eu não aprovo).
                     
Amon amarth,bigor,gorgoroth são outros exemplos de bandas que usam da influencia tolkieniana nos nomes.
A banda running wild , que aborda temas como pirataria acabou por ceder a influencia de tokien gravando a musica Mordor( terra negra de sauron).
                           


Mas de todas estas a que mais se baseia em Tolkien , e a que é minha favorita , é a banda de power metal blind guardian .
A banda alem de muitas musicas separadas com esse tema ( lord of the rings , gandalf rebirth , moria gates, the bard song ) gravou um álbum inteiro dedicado ao mundo de Tolkien , o nightfall in the middle-earth .
                              
O álbum conta toda a narrativa do silmarillion nos riffs clássicos de uma boa banda de power metal.
Mas não só de Tolkien vive o blind guardian , a banda também escreve sobre temas como: a torre negra , as cruzadas, as brumas de avalon ...
Conclui-se então que não só de uma ótima literatura nos presenteou Tolkien mas também , por seu intemédio, um bom rock de qualidade.

Escrito e editado por Erupoldanër_Ondollo para Gui_Kurosaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário